Resenha do livro: A Vida Invisível De Eurídice Gusmão – Martha Batalha

O Facebook e suas surpresas: conheci o livro A Vida Invisível De Eurídice Gusmão por meio de uma postagem feita pela talentosa blogueira e escritora Ruth Manus em sua fanpage. Sem dizer o título, ela descreveu a sensação incômoda, bem parecida com uma ressaca, de acabar um livro que você estava amando.

Resenha do livro- A Vida Invisível De Eurídice Gusmão - Martha Batalha

Logo, como fã dos textos da autora, que também é professora de direito, corri para os comentários para saber de qual obra ela se referia. Descobri. E não deu outra. Dei um jeitinho de ler o mais rápido possível.

capa-do-livro-a-vida-invisivel-de-euridice-gusmao-de-marta-batalha-1460662292967_956x500

Na história somos transportados para um simpático Rio de Janeiro da década de 20. Entre bondinhos e festas burguesas, conhecemos Eurídice e Guida Gusmão, duas irmãs que tiveram seus caminhos separados por conta de escolhas precipitadas. Além do sangue, o que as une são os costumes de uma época que reforçava a superioridade masculina, transformando a ala feminina em coadjuvante de sua própria biografia. Membros invisíveis da sociedade.

E é aí que a autora Martha Batalha acerta: usa várias personagens para representar de forma fiel, com um evidente longo estudo histórico, o que acontecia com essas mulheres que eram orientadas a acreditar que o único futuro possível era ser uma boa esposa.

O livro é impecável. Tem uma escrita poética, sensível e cheia de “brasilidades”. Um nível altíssimo que até então eu raramente tinha visto em uma obra nacional. Parabéns pela publicação, Companhia das Letras. Como diria Elis Regina: Mais do que nunca é preciso cantar o que é nosso. Na literatura? Também!

Nota: 4,5/5

 

 

Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: