Resenha: Vozes de Tchernóbil – Svetlana Aleksiévitch

“A coisa mais justa no mundo é a morte. Ninguém ainda pode evitá-la. A terra dá abrigo a todos: aos bons, aos maus e aos pecadores.”     

Uma roda gigante amarela e enferrujada na frente de prédios cinzentos e abandonados. Essa imagem é um dos símbolos da cidade fantasma mais famosa do mundo, Pripyat, localizada próxima ao reator nuclear de Tchernóbil (ou Chernobyl), cuja explosão ocorreu trinta anos atrás.

Sempre fui apaixonado por locais abandonados e qualquer um que tenha essa admiração já ouviu falar de Tchernóbil. O desastre nuclear contaminou quase três quartos da Europa e fez com que a Ucrânia chamasse atenção do mundo todo.

Até então, eu não conhecia a Svetlana Aleksiévitcha, ganhadora do Prêmio Nobel da literatura de 2015 e autora do brilhante “Vozes de Tchernóbil”, que chegou recentemente ao Brasil pela Editora Cia das Letras. Mas isso não me impediu de buscar referências e comprar o mais rápido possível o livro. Não deu outra, se tornou uma das minhas leituras Favoritas DA VIDA. São 383 tocantes páginas de histórias reais, muito bem narradas.

resenha-livro-vozes-de-Tchernóbil

A escrita é poética, pesada e melancólica. Os relatos da autora foram colhidos durante vários anos e tratam de todos aqueles que tiveram suas vidas tocadas pela radiação. A organização da obra prima não é feita de forma cronológica, mas aproveita para falar da queda do socialismo através da dor daqueles que não entenderam como o Estado poderia cometer erros, mentir ou/e matar seus próprios filhos.

resenha-livro-vozes-de-Tchernóbil

“…compreendi que na vida as coisas mais terríveis ocorrem em silêncio e de forma natural.” (Vozes de Tchernóbil)

Alguns críticos dizem que Aleksiévitch não faz literatura e sim documentos. Não importa os rótulos, Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear, é uma aula sobre perda, morte e a busca da identidade.

Se estiver interessado em conhecer o local, pode comprar sua viagem para Pripyat aqui, caso queira conhecer as vozes de uma guerra invisível basta confiar na minha opinião.

Nota: 5/5

 

 

Etiquetado , , , ,

6 pensamentos sobre “Resenha: Vozes de Tchernóbil – Svetlana Aleksiévitch

  1. Já tá na lista! O local, e agora o livro! Parabéns pela resenha! Abraços!

    Curtir

  2. Val disse:

    Esse livro vem chamando minha atenção, sua resenha me deu mais vontade de lê-lo.
    Tb escrevo sobre livros, dê uma passadinha, se desejar:
    http://1pedranocaminho.wordpress.com
    Bjos!

    Curtir

  3. Simone Pinheiro disse:

    Desde que vi o anúncio desse livro me interessei por ele, e agora fiquei com mais vontade ainda de ler, não sabia que as histórias do livro eram todas reais!

    Curtir

Deixe um comentário